terça-feira, 14 de maio de 2013

Projeto: Diário Digital


DIÁRIO DIGITAL
Professora: Adriana Flávia de Martins e Lourenço
Escola: CEM Profª Neyde Tonanni Marão
Disciplinas: Língua  Portuguesa /História / Geografia
Turma: 4º Ano “C”
Duração: 4 meses
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
            A escola CEM Professora Neyde Tonanni Marão é uma escola da Rede Municipal de Ensino e está localizada em um dos bairros de periferia da cidade de Votuporanga, interior de São Paulo. Atende à 370 alunos do Ensino Fundamental de 9 anos, sendo 8 salas no período da manhã e 7 salas no período da tarde.
            O bairro em que a referida escola está inserida ainda possui favelas e seus moradores são de baixa renda, atendidos e beneficiados pelas bolsas do Governo.
            As famílias que constituem o alicerce das crianças que frequentam esta escola não concluíram seus estudos ou ainda são analfabetas. Exercem as mais variadas formas de emprego para garantirem o sustento próprio e de seus dependentes.
            Trabalho nesta escola desde 2008 e atualmente assumi um dos 4º anos, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
            Na minha sala de aula os alunos se encontram em vários níveis de aprendizado, tendo os que realmente acompanham o conteúdo da série correspondente, até alguns que ainda estão iniciando a escrita de palavras.
            Devido a esta variedade nos níveis de desenvolvimento é que escolhi este projeto com o intuito de incentivá-los a escrever palavras e a produzir textos, porque quando o aluno lê e escreve bem, ele adquire os requisitos necessários para ter sucesso em qualquer disciplina escolar.
OBJETIVO GERAL
            Trabalhar a leitura e a escrita de maneira prática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Desenvolver a criatividade na escrita;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Produzir textos simples mas coerentes.
RESULTADOS ESPERADOS
            Quando se escreve para o professor o aluno já antecipa a ideia de avaliação. Ao escrever para si mesmo o aluno se sente mais a vontade e o produto final será mais eficaz., sendo assim, espera-se que os alunos se envolvam com as atividades propostas, ampliando seu vocabulário e dominando a forma culta de escrita.
            Que os alunos percebam que é possível aprender a ler e a escrever de maneira criativa, lúdica e prazeirosa.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto trata de produções de textos, utilizando a ferramenta K_WORD disponível no netbook.
AÇÕES
RECURSOS TECNOLÓGICOS
PRAZOS
1.) Distribuir os netbooks para cada aluno.
1.) Netbook
1.) 15 minutos
2.) Os alunos deverão abrir digitação de texto.
2.) K-WORD
2.) 5 minutos
3.) Orientar os alunos para escreverem (usando as regras do gênero “diário”) resumidamente, os fatos importantes do dia anterior.
3.) K-WORD
3.) 20 minutos

4.) Incentivar os alunos a escreverem mesmo que precisem da ajuda da professora ou de um colega.
4.) Digitar os fatos relevantes

4.) No decorrer do processo

OBS: Toda esta rotina será repetida durante dois meses em 1 h/a de Língua Portuguesa por dia.
            O professor deve ficar atento às características comuns das crianças nesta faixa etária, tendo sempre aquela visão que eles estão em processo de formação.
            Depois de repetida a rotina do diário, os textos deverão ser corrigidos, imprimidos, encadernados e expostos para a escola:
AÇÕES
RECURSOS TECNOLÓGICOS
PRAZOS
1.) Correção.
1.) Professora
1.) 1 mês
2.) Impressão dos trabalhos realizados pelos alunos.
2.) Impressora
2.) 15 dias
3.) Encadernação.
3.) Encadernadora
3.) 10 dias
4.) Exposição dos trabalhos.
4.) Os trabalhos finalizados
4.) 5 dias

AVALIAÇÃO
            Será no decorrer do processo, considerando a evolução que o aluno apresentar na leitura e na escrita.

Um comentário:

  1. Oi, Adriana!
    Sempre é bom ver as fotos do projeto junto com os relatos! As vezes elas falam mais do que muitas palavras, como já dizia a "sabedoria popular"... E quem são as adultas junto com as crianças? As mães? Conte mais!
    Gostaria de um pouco sobre os próprios textos elaborados pelos alunos, você pode publicar alguns?!
    Parabéns pelo trabalho realizado, sua pesquisa contribui muito para pensarmos mais sobre as contribuições e a integração das TDICs ao currículo! Abraço, Susana

    ResponderExcluir