DIÁRIO
DIGITAL
Professora:
Adriana Flávia de Martins e Lourenço
Escola:
CEM Profª Neyde Tonanni Marão
Disciplinas:
Língua Portuguesa /História / Geografia
Turma:
4º Ano “C”
Duração:
4 meses
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
A escola CEM Professora Neyde
Tonanni Marão é uma escola da Rede Municipal de Ensino e está localizada em um
dos bairros de periferia da cidade de Votuporanga, interior de São Paulo. Atende
à 370 alunos do Ensino Fundamental de 9 anos, sendo 8 salas no período da manhã
e 7 salas no período da tarde.
O bairro em que a referida escola
está inserida ainda possui favelas e seus moradores são de baixa renda,
atendidos e beneficiados pelas bolsas do Governo.
As famílias que constituem o
alicerce das crianças que frequentam esta escola não concluíram seus estudos ou
ainda são analfabetas. Exercem as mais variadas formas de emprego para
garantirem o sustento próprio e de seus dependentes.
Trabalho
nesta escola desde 2008 e atualmente assumi um dos 4º anos, ministrando aulas
de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Na
minha sala de aula os alunos se encontram em vários níveis de aprendizado,
tendo os que realmente acompanham o conteúdo da série correspondente, até
alguns que ainda estão iniciando a escrita de palavras.
Devido
a esta variedade nos níveis de desenvolvimento é que escolhi este projeto com o
intuito de incentivá-los a escrever palavras e a produzir textos, porque quando
o aluno lê e escreve bem, ele adquire os requisitos necessários para ter
sucesso em qualquer disciplina escolar.
OBJETIVO
GERAL
Trabalhar a leitura e a escrita de
maneira prática.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Desenvolver a criatividade na escrita;
·
Ampliar o vocabulário;
·
Produzir textos simples mas coerentes.
RESULTADOS
ESPERADOS
Quando
se escreve para o professor o aluno já antecipa a ideia de avaliação. Ao
escrever para si mesmo o aluno se sente mais a vontade e o produto final será
mais eficaz., sendo assim, espera-se que os alunos se envolvam com as
atividades propostas, ampliando seu vocabulário e dominando a forma culta de
escrita.
Que
os alunos percebam que é possível aprender a ler e a escrever de maneira
criativa, lúdica e prazeirosa.
DESENVOLVIMENTO
DO PROJETO
O projeto trata de produções de textos, utilizando a
ferramenta K_WORD disponível no netbook.
AÇÕES
|
RECURSOS
TECNOLÓGICOS
|
PRAZOS
|
1.) Distribuir os netbooks para cada aluno.
|
1.) Netbook
|
1.) 15 minutos
|
2.) Os alunos deverão abrir digitação de texto.
|
2.) K-WORD
|
2.) 5 minutos
|
3.)
Orientar os alunos para escreverem (usando as regras do gênero “diário”)
resumidamente, os fatos importantes do dia anterior.
|
3.) K-WORD
|
3.) 20 minutos
|
4.) Incentivar os alunos a escreverem mesmo que
precisem da ajuda da professora ou de um colega.
|
4.) Digitar os fatos relevantes
|
4.) No decorrer do processo
|
OBS: Toda esta rotina será repetida durante dois
meses em 1 h/a de Língua Portuguesa por dia.
O
professor deve ficar atento às características comuns das crianças nesta faixa
etária, tendo sempre aquela visão que eles estão em processo de formação.
Depois
de repetida a rotina do diário, os textos deverão ser corrigidos, imprimidos, encadernados
e expostos para a escola:
AÇÕES
|
RECURSOS
TECNOLÓGICOS
|
PRAZOS
|
1.) Correção.
|
1.) Professora
|
1.) 1 mês
|
2.) Impressão dos trabalhos realizados pelos
alunos.
|
2.) Impressora
|
2.) 15 dias
|
3.) Encadernação.
|
3.) Encadernadora
|
3.) 10 dias
|
4.) Exposição dos trabalhos.
|
4.) Os trabalhos finalizados
|
4.) 5 dias
|
AVALIAÇÃO
Será no decorrer do processo, considerando a evolução que o aluno
apresentar na leitura e na escrita.
Oi, Adriana!
ResponderExcluirSempre é bom ver as fotos do projeto junto com os relatos! As vezes elas falam mais do que muitas palavras, como já dizia a "sabedoria popular"... E quem são as adultas junto com as crianças? As mães? Conte mais!
Gostaria de um pouco sobre os próprios textos elaborados pelos alunos, você pode publicar alguns?!
Parabéns pelo trabalho realizado, sua pesquisa contribui muito para pensarmos mais sobre as contribuições e a integração das TDICs ao currículo! Abraço, Susana